Pular para o conteúdo principal

CODEPEDÊNCIA EMOCIONAL

Sou mais uma Maria que sofreu violência doméstica. E pelo que sei com minha vivência (família, amigas, colegas, vizinhas e rua) se você, Maria, não sofreu violência doméstica, ainda vai sofrer. Isso digo com dor, pesar e raiva!
Precisamos falar de codepedência emocional. Historiamente devido a fator do capital muitos homens abortam seus filhos e suas filhas. Já sabemos que a culpa recai sobre a Maria que, às vezes, conclui esse o aborto com o procedimento médico. Senão, a Maria é mais uma mãe solteira, carregando o papel de uma mãe e de um pai ao mesmo tempo. Eu sou uma Maria, que segundo o sistema tive sorte, minha mãe não era solteira, ela tinha um companheiro. Um companheiro, um que a violentou tempo necessário para que o único exemplo que eu tivesse fosse um homem destratava uma mulher.
Ambas essas situações: a AUSÊNCIA do pai ou PRESENÇA do pai violento nos torna Marias dependentes.
A codependência emocional vai repercutir de maneira a não sabermos lidar com as situações de maneira a EXPULSAR DEFINITIVAMENTE O INIMIGO de nossa própria casa. Isso porquê se você Maria não teve um pai, provavelmente essa presença PARTENA amigável seja tão falha em sua vida que você coloque essa responsabilidade no seu companheiro. Automaticamente aumentando o seu AFETO e suas EXPECTATIVAS para com ele. No caso, exemplo n º 2, a Maria tinha um pai, mas um que foi mal exemplo, ou seja, normalização do cara violentador. A repercusão neste caso é que ela NÃO vai achar tão ANORMAL um cara que grita, ofende e bate em mulher.
E isso é a codepencia emocial. A maneira que expliquei foi a mais simples que pude. Mas sabemos como são as mazelas e o machismo! São muto bem estruturados para que não percebermos SEU ASSASSINATO EM MASSA.
Por isso o FEMINISMO, de Maria para Maria!
Eu assisti meu pai anos e anos destruindo a minha mãe através do seus privilégios. Ele gritava, a xingava, e dizia a ela que ela nunca iria ter nada, pois era burra. Lembro-me como se fosse hoje a última vez que ele esteve no mesmo teto que nós. Eramos em 4 Marias. Ele foi a padaria e comprou tudo que poderia se ter num café da manhã de uma rainha. E o que ele disse a nós? "DEPOIS QUE EU FOR EMBORA VOCÊS NUNCA MAIS TOMARÃO UM CAFÉ DA MANHÃ DESSE". Felizmente não foi esse o caso.
Mas quantas Marias se acham DEPENDENTES de um homem para se alimentar? São ameaças disfarçadas de CUIDADO.
CUIDADO MARIAS! Às vezes achamos que não conseguiremos viver sem o INIMIGO. Porque assim são os monstros do machismo, eles destratam e depois nos tratam como princesas. E assim se sucede!
O feminismo me salvou!
Meu último parceiro me socou, me chutou, me deu cabeçadas e disse que iria me matar, mas que antes rasgaria minha buceta.
O feminismo me salvou, porque pude me LIVRAR DELE. Mesmo o amando loucamente, mesmo não entendendo como o cara que dizia me amar, que me tratava tão bem, que me levava flores e chocolates no trabalho e café da manhã na cama. COMO UM CARA QUE ME ENCHIA DE AMOR, CARINHO E ATENCÃO PODERIA FAZER AQUILO? Mesmo sem entender, não pude ACEITAR, pois conhecia o feminismo. E através dele, a SAÚDE DA MULHER.
Essa mensagem é para você, Maria, SUA VIDA, SUA SAÚDE É MAIS IMPORTANTE.
Muitas marias me salvaram! O feminismo me salvou. E de Maria para Maria de IMPLORO: "Abandone seu Diego Rivera"






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEU PAI, MEU AMOR

Meu pai meu amor é uma obra inspirada no destino froidiano de muitas jovens. Jovens e adolescentes que assistiram seus pais e seus irmãos mal tratando e humilhando suas esposas, mães, madrastas, irmãs e companheiras. Moças dependentes. E dependentes do que quer que seja, menos do verdadeiro carinho e do cuidado. Dependentes do amor excessivo. Bombardeadas psicologicamente e fisicamente. Moças sempre ameaçadas. Às vezes ameaçadas de morte. Ou ameaçadas a serem deixadas. Sim, amedrontadas pelo pior pesadelo da mulher que ama demais: terminar sozinha e esquecida pelo amor de sua vida. Vida que certamente foi corrompida pelo amor medíocre do seu pai e amante, que não precisaram ao menos se esforçarem no amor, afinal já recebiam em excesso o amor. E além da história da família, o mercado do amor romântico. Um prato cheio para qualquer garota se...